Aprova Digital
POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Software de gestão pública municipal

POR Rafael Francisco  -   

Você sabia que um software de gestão pública municipal pode trazer diversos benefícios para a administração?

Neste artigo, vamos mostrar como a tecnologia pode auxiliar na gestão de serviços públicos, na economia de recursos, na produtividade, no controle de dados e na personalização de serviços. Confira!

O que é um software de gestão pública municipal?

Um software de gestão pública municipal é uma ferramenta que permite gerenciar, de forma integrada, as diversas áreas e processos da administração pública.

Com ele, é possível automatizar tarefas, agilizar fluxos de trabalho, reduzir o excesso de burocracia, melhorar o plano de comunicação, aumentar a transparência e facilitar o acesso à informação.

Um software de gestão municipal pode funcionar na nuvem, ou seja, sem a necessidade de instalação de equipamentos ou infraestrutura física.

Ele também pode ser personalizado de acordo com as necessidades e particularidades de cada município, respeitando as leis e normas vigentes.

Através de um software personalizável, muitos municípios conseguem implementar a Lei de Licenciamento Simplificado, para simplificar e agilizar o licenciamento para abertura de empresas, construções e outras atividades considerados de baixo impacto ambiental.

Por que investir em um software de gestão municipal?

Investir em um software de gestão municipal é uma forma de modernizar e otimizar a gestão pública, trazendo benefícios tanto para os gestores quanto para os cidadãos.

Veja a seguir alguns motivos para adotar essa tecnologia:

1. Economia de recursos

Um dos principais benefícios de um software de gestão municipal é a economia de recursos. Com ele, é possível reduzir os custos com papel, impressão, armazenamento, transporte e manutenção de documentos físicos. Além disso, é possível otimizar o uso de recursos humanos, materiais e financeiros, evitando desperdícios e fraudes.

2. Aumento da produtividade

Outra vantagem de um software de gestão municipal é o aumento da produtividade. Com ele, é possível automatizar e padronizar processos, eliminar retrabalhos, erros e inconsistências, acelerar a tramitação de documentos, solicitações e demandas, e facilitar a tomada de decisão.

Assim, os servidores podem se dedicar a atividades mais estratégicas e relevantes, e os cidadãos podem receber um atendimento mais rápido e eficiente.

Em Varginha, no Estado de Minas Gerais, aprovar um projeto de construção era um trabalho que envolvia cerca de 11 servidores de diferentes setores, isso para concluir um único atendimento.

Com a automação de processos realizada pela Aprova, mais de 80% dos pedidos da população são resolvidos em menos de um mês por apenas um servidor.

3. Melhoria do controle de dados

Um software de gestão municipal também permite melhorar o controle de dados da administração pública.

Com ele, é possível centralizar, organizar, atualizar e proteger as informações de todas as áreas e setores, garantindo a integridade, a confiabilidade e a segurança dos dados.

Além disso, é possível gerar relatórios, gráficos e indicadores que auxiliam na análise e no monitoramento do desempenho e dos resultados da gestão.

Para Diogo Orlandim, Gestor de Planejamento e Execução da Secretaria de Planejamento de Sorocaba, o controle de dados é um dos principais diferenciais da tecnologia. Veja o que ele diz:

4. Personalização de serviços

Um software de gestão municipal também possibilita a personalização de serviços, de acordo com as características e necessidades de cada município.

Com ele, é possível adaptar os fluxos, as regras, os formulários, os campos e os critérios de cada processo, respeitando as legislações e normas locais.

A tecnologia permite oferecer serviços personalizados e segmentados para os diferentes públicos e perfis de usuários, melhorando a satisfação e a fidelização dos cidadãos.

Um exemplo de personalização de serviços é a emissão de alvarás de obras. Com um software de gestão municipal, é possível simplificar e agilizar esse processo, permitindo que o cidadão faça a solicitação online.

Através da plataforma, o profissional consegue anexar os documentos necessários, acompanhar o status do pedido e receber o alvará por e-mail, sem precisar se deslocar até a prefeitura.

Optar por um software de gestão municipal é fazer escolhas estratégicas

Homem branco acessa sistema de software de gestão pública pelo notebook
Freepik

Com o auxílio dessa tecnologia, uma prefeitura pode reduzir gastos com infraestruturas e equipamentos físicos; poupar tempo de trabalho dos servidores; acelerar o retorno e a resposta da prefeitura ao cidadão; integrar serviços em um mesmo lugar, até mesmo entre diferentes plataformas e de dados; e analisar, e até concluir, de modo automático, solicitações feitas à prefeitura.

Itajaí, em Santa Catarina, a solução para abertura de empresas e construções na cidade ajudou a injetar R$ 3,4 bilhões na economia local, quase o dobro do que foi arrecadado em 2019, o último ano antes da digitalização dos processos.

Os alvarás de funcionamento para abertura de empresas que demoravam cerca de 60 dias para serem analisados, hoje são liberados em até 24 horas. Cenário que é possível ao substituir a tramitação manual por fluxos digitais gerenciados por um software de gestão pública municipal.

Já a Capital de São Paulo também passou a utilizar o software de gestão pública para reduzir o excesso de burocracia e acelerar a liberação de alvarás de obras. Com a iniciativa, o município agiliza a liberação e implantação de políticas públicas de habitação voltadas à população carente.

Com os processos tramitados pela plataforma, os projetos de construção que levavam cerca de 365 dias para serem aprovados, são deferidos em menos de três meses.

Desde a implantação da tecnologia, em 2020, foram aprovadas 131.165 moradias, número superior a todos os anos desde 2013, quando o dado passou a ser contabilizado. Destaque para as unidades de Habitação de Interesse Social que somaram 97.373 e representaram 74% de todas as moradias licenciadas.

O licenciamento de moradias populares em 2021 foi tão expressivo que representou um aumento de 63% em relação a 2020, ano que, até então, registrava o recorde histórico de 80 mil unidades aprovadas. A marca vai ao encontro do Programa de Metas 2021-2024 do Município que estabelece em sua meta o licenciamento de 300 mil habitações populares até o fim de 2024.

Como vimos, um software de gestão pública municipal é uma ferramenta que pode trazer diversos benefícios para a administração pública, como economia de recursos, aumento da produtividade, melhoria do controle de dados, personalização de serviços e modernização da gestão.

Se você quer saber mais sobre essa tecnologia e como ela pode ajudar o seu município, entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita.

Migre sua prefeitura do físico para o digital com suporte personalizado em todas as etapas.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Ana Karla Martins